XAT do Cantinho da Profª Ally, Sejam Bem Vindos!!

sábado, 6 de outubro de 2012

Brincadeiras Dirigidas


Caminho com obstáculos

linha desenhada no chão pra eles andarem por cima, uma mesa pra passarem por baixo e dois bambolê pra pularem dentro, aí você põe todo mundo sentadinho e vai chamando um por um, isso é bom até como forma de você avaliar a lateralidade dos seus alunos e trabalhar o respeito pela vez do amigo

Brincadeira com Bexiga

vai falando que tipo de movimento eles tem que fazer: colocar a bexiga na cabeça, na barriga,no joelho, depois jogar para cima com o nariz, depois com uma mão, depois com o pé... vai inventando.. depois dos movimentos amarra a bexiga num barbante e deixa eles brincarem livremente

Serpente

canta a música: Essa é a história da serpente/ que desceu do morro /para procurar um pedacinho do seu rabo/ ei!!! você também (e aponta pra um aluno) /é um pedaço do meu rabãão ão ão ão. 
Este aluno que você apontou deverá passar por debaixo da sua perna e ir formando uma fila, aí canta de novo e continua a brincadeira, vai formar uma fila bem grande. Eles amam passar por de baixo da perna dos amigos.)


Jogo do toques


O animador ou o agente de turismo, explica aos passageiros que fará brincadeiras descontraídas no trajeto do ônibus e pedem a todos, atenção para que olhe o que o voluntário irá pegar, sempre gravando a seqüência dos locais. Em seguida este voluntário indicará outro participante para a seqüência do jogo e assim sucessivamente. Ganha o jogo aquele participante que acertar o maior número de toques.



Minha tia foi à feira e trouxe…



Minha tia foi à feira e trouxe uma laranja, responde o Aluno, a 2ª pessoa dirá o que a 1ª disse, a 5ª pessoa responde o que as anteriores responderam e acrescentando sempre alguma coisa. Ganha o jogo aquele participante que acertar o maior número de seqüências. Brindes: pirulito, balas, canetas, camisas da cidade, ingressos para show etc.



Jogo do BUZZ/FIZZ. Variante PUM/ PA



* Para este jogo o mais familiar de Buzz, marca-se o número 7,o jogadores contam em voz alta e é proibido dizer qualquer numero que tenha um sete ( dezessete) ou qualquer múltiplo de 7 tipo 21.



Ex: 1, 2, 3, 4, 5, 6, buzz, 8, 9, 10, 11, 12, 13, buzz, 15, 16, buzz, 18,19,20,buzz,22,23,24,25,26,buzz…



* Para este jogo FIZZ marca-se o número 5, o jogadores contam em voz alta e é proibido dizer qualquer numero que tenha um cinco ou qualquer múltiplo de 5 tipo 10,15,20,25…



Ex: 1, 2, 3, 4, fizz, 6, 7, 8, 9,fizz,11,12,13,14,fizz,16,1718,19,fizz,21,22,23,24,fizz,26,27….



VARIANTE DE JOGO: une o buzz com fizz.



1,2,3,4,fizz,6 buzz,8,9, fizz,11,12,13,buzz, fizz,16,buzz, 18,19,buzz, fizz.22,236,24,fizz…




 Telefone sem fio



O agente de turismo, dirá no ouvido da 1ª pessoa que esta sentada na cadeira do lado esquerdo como também o 1ª pessoa que esta sentada no lado direito, frases bem longas e anota-las em um papel para quando chegar ao ultimo este por sua vez, irá à frente e dizer o que chegou ao ouvido dele. Obs.: use pequenas frases de musica, rimas e trava-linguas. Ganha o jogo a fila de cadeiras, que acertar o maior número de seqüências.


 O que contém na rua… no hotel….. na praia…. na escola…na cozinha….no escritório… na feijoada.


Pode-se ser dada uma folha de papel em uma prancheta para que, cada fila possa responder ou mesmo usar a voz, é um jogo bem rápido não dando tempo de responder já passa para outra fila.
Variante de jogo: você pode dizer uma letra para as pessoas responderem como também modificar de local.


Não responder SIM, NÃO, É, POR QUE.


O agente de turismo fará algumas perguntas a uma determinada pessoa do ônibus e esta não poderá dizer como resposta ( sim ,é,não, por que), pode ser cronometrado pelo animador.
Ganha o jogo a fila de cadeiras, que acertar o maior número de seqüências.



O que trocou de lugar

O mediador pede um voluntário do ônibus que ele fique trancado no banheiro ou na parte da frente com o motorista e logo após todos trocam de lugar ou objetos como sacolas chapéus, blusões, pulseiras etc. Ganha o jogo a fila de cadeiras, que acertar o maior número de acertos que foram encontrados.



     
Qual é a música


O mediador coloca um CD de varias musicas pré-selecionadas ( forro,axé, pagode, MPB, folclóricas) e ao sinal deste, o motorista para a musica e alguém tem que continuar a letra, caso tenha DVD, no ônibus, poderá ser utilizado na pausa deste. Variante1: o agente de turismo fala uma palavra ou frase de uma determinada musica e ao pará-la alguém tem que continuar.



Variante2: o agente de turismo fala uma frase de uma determinada musica de trás para frente e a alguém tem que adivinhar.



Variante2: o agente de turismo um nome de um cantor e os passageiros podem cantar uma música deste.


História Engraçada


O animador providencia antecipadamente cartilha com varias fotos ou desenhos de pessoas, animais, verduras, objetos e a partir deste, inicia uma estória engraçada, passando para os turistas por onde estiver. É uma dinâmica bastante interessante porque faz um grande congraçamento entre as pessoas presentes e pode ser utilizado para adultos e crianças. Uma variante é ter objetos de plásticos ou semelhantes.




Repita o que eu disse



a) está é a maçã



b) está é a arvore onde colhi a maçã



c) este é o pomar da arvore onde colhi a maçã



d) este é o dono do pomar da arvore onde colhi a maçã



e) este é o filho do dono do pomar da arvore onde colhi a maçã



f) este é o quarto do filho do dono do pomar da arvore onde colhi a maçã



Sempre colocando á palavra antecessora da outra




Jogo da mímica



É uma disputa entre dois grupos de pessoas que podem ser feitos em sal de aula como também em ônibus ou outros locais. Um representante de cada equipe é escolhido para fazer à mímica não podendo dizer nada. Os gestos poderão ser escolhidos pelo animador como também por outra equipe tais como: profissão musica filmes, objetos etc. Atividade simples que poderá ser utilizada em viagens de ônibus como também em sala de aula



 A palavra é?



O animador escolhe uma música e dar uma palavra dessa música para que as pessoas adivinhe ou complete que música poderá ser de qual é aquela palavra, atividade simples que poderá ser utilizada em viagens de ônibus como também em sala de aula .



Nomes de cidades com a letra “A”,”F”



Igual aquela brincadeira de tempo de escola que através da primeira letra tipo, cidade flor, objeto, marca de carro, artista, cidades, países, as pessoas iram dizendo o nome respectivo de cada lugar através das letras.



Qual o pedaço que falta da musica

O animador prepara antecipadamente um trecho vou pequenas frases de musica onde é divida em dois ou três pedaços e distribui perante as pessoas que se encontra no local. Esta Por sua vez, terá que descobrir com qual pessoa esta a metade da sua musica para depois escrevê-la correto. Esta dinâmica é bastante interessante porque ás pessoas, soltam a sua voz quebra o gelo do grupo.


Obs.: as músicas têm que ser conhecimentos dos participantes porque caso venha trabalhar com a 3ª idade, nem todos conhecem musicas novas, como também de fácil acesso


Oh abre alas que eu quero passar



Eu sou da lira e não posso negar…..





 Leitura louca ou olha o jornal


O animador providencia jornais ou revista velha, distribuem com a todas as pessoas e ao sinal deste ,todos iram ler ao mesmo tempo alguma manchete do jornal e como também o animador escolherá algumas pessoas para ler intercalando com outras reportagem. Atividade simples que poderá ser utilizada em viagens de ônibus como também em sala de aula, mas bastante dinâmica, onde temos varias gargalhadas.



Se vira nos 30



O animador providencia som, CDs, e coloca para que as pessoas possam dançar fazer mínima, alguma coisa que possa fazer em 30segundos.




Artista do escuro



Cada pessoa do grupo receberá uma folha de papel e lápis, Esta tarefa poderá ser feita somente à noite (viagem de ônibus, luzes internas totalmente apagadas).



a) Desenhe uma casa



b) Façam uma arvore do lado da casa e um pequeno jardim com balanço.



c) Façam um caminho até a porta da casa.



d) Façam um sol , um céu e um pássaro voando, assine o quadro.



Ao acender as luzes, todas as obras serão expostas e o melhor desenho ganha brinde.



 Rima



No grupo uma pessoa fala uma palavra, e a ultima letra a segunda pessoa repete como se fosse uma rima até ninguém acertar e reinicia com outra pessoa.



 A palavra é



“O animador escolherá uma musica e dentro dela uma palavra, dirá:-” a palavra é… ”os participantes dirão uma musica que contenha aquela letra. atividade feita para ônibus e descontração após o almoço.



Você conhece seu estado, seu pais,uma rua.


O animador pedirá que cada participante ou por equipe fale o nome de uma cidade ou estado começando pela letra “A” ou “D”.A variante deste jogo depende da clientela que esteja trabalhando.


Continue o desenho



Papel e lápis são entregue a primeira pessoa do banco da frente para que ela inicie um desenho só que em um tempo mínimo o animador pede que passe para poltrona de trás, até chegar o final do corredor. Vence a equipe que fizer o melhor desenho.



 Nó no cordão 



O animador entrega um cordão bem grande ao primeiro da fila e este por sua vez, dará um nó neste cordão, passando para o segundo da fila que terá que desatar o nó, passando para o terceira da fila que terá que dar outro nó, até chegar no final do corredor .



 Amigo secreto



Ao final de cada viagem sempre ocorrem grandes amizades e com isso o animador dirá para os participantes comprarem uma lembrancinha (valor mínimo) para ser entregue no ultimo dia de viagem e ser entregue de uma forma bem animada.



 É-NÃO-PORQUE-AI



Pedir uma pessoa para contar uma história sem usar essas palavras sem um tempo de 2 minutos. Vence quem conseguir neste tempo não repetir nenhuma dessas palavras.


Elefantinho colorido 

As crianças ficam em roda e uma delas fala: Elefante colorido!Os outros perguntam: De que cor ele é?A criança deverá escolher uma cor e as outras deverão tocar em algo que tenha esta cor. Se não achar esta cor o elefantinho irá pegá-lo.


Batata Quente

 Todos em roda, sentados no chão, com um objeto na mão vai passando e cantando a seguinte canção: Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho se-queimou Quando disser queimou, a pessoa que estiver com o objeto na mão, sai da roda.

2 comentários:

  1. Ótimo blog, me auxiliou bastante.
    Está de Parabéns!!!
    Só tenho uma crítica a fazer e construtiva é claro. Esses coraçõezinhos voando o tempo todo tiram a atenção do leitor, uma vez que estamos num momento de pesquisa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. amei as brincadeiras dirigidas ,blog lindo parabéns.

    ResponderExcluir

Template grátis personalizado por Amanda Layouts - www.amandalayouts.com. Veja mais modelos AQUI