XAT do Cantinho da Profª Ally, Sejam Bem Vindos!!

domingo, 11 de agosto de 2013

Técnicas Expressão Plástica

Expressão Plástica


Técnica da carimbagem 



Esta técnica é rápida, fácil, divertida e uma forma eficaz de repetir um desenho numa grande variedade de superfícies, usando misturas diferentes de tintas. 

Existem muitos padrões para escolher, normalmente colados a tacos de madeira, embora possa também dar largas à sua imaginação. Os carimbos são fáceis de fazer com esponja. Pratique em papel antes de passar para projectos mais ambiciosos. Pode usar uma almofada preta ou colorida ou deitar alguma tinta num tabuleiro pouco fundo. Se utilizar este último, molhe ligeiramente um pequeno rolo em tinta e passe-o por cima do carimbo. Aplique o carimbo com mão firme, segurando-o durante alguns segundos antes de o retirar. Repita o processo.


Técnica da Raspagem sobre o lápis de cera






É uma técnica que consiste em cobrir (pintar) totalmente com várias cores uma folha de desenho a lápis de cera.
Depois cobre-se (pinta-se) com guache preto por cima das cores do lápis de cera e deixa-se a secar.
Finalmente raspa-se com uma ponta metálica por cima do guache a figura que se pretende e esta saíra com as cores do lápis de cera.


                                            Técnica da Digitinta


A Digitinta é uma técnica de expressão plástica, que consiste na mistura de alguns ingredientes secretos para a realização de trabalhos em que a criança explora a textura, as sensações, a criatividade e a cor, desenvolvendo a motricidade fina, a imaginação e construindo referências sensoriais importantes.





 Técnica do Sopro


Esta técnica procede  por uma gotas de tinta na folha e com uma palhinha sopra-se suavemente espalhando a tinta pelo papel.

Nota: podes acrescentar várias cores, uma a uma, até obter a imagem desejada.


Técnica da escova de dentes 



Esta técnica é muito fácil e divertida.

Primeiro cobre se o chão de jornais ou revistas, coloca a folha de papel no meio, depois construí se os próprios moldes e recorta-os.
 De seguida com os moldes feitos coloca se  sobre a folha de trabalho, fixando-os a seguir “mergulhar” a escova dos dentes em tinta, e fazê-la deslizar pressionando-a sobre o coador em direcção à folha de trabalho.

Acrescentar as cores que se desejar.

Por fim, retirar cuidadosamente os moldes

utilizados.


* Pintura com os pés: uma criança de cada vez, irá ter os próprios pés pintados por um colega e em seguida, poderá caminhar sobre um papel kraft grande e observar o carimbo dos próprios pés. Em seguida, será a vez de quem teve os pés pintados, pintar os dos amigos.
* Pintura com barbante: será entregue para cada criança uma folha de papel sulfite e um pedaço de barbante, então serão disponibilizados vários pratinhos com tinta guache diluída em cola. As crianças irão molhar os barbantes e com estes desenhar no papel.
* Receita de massa para pintura a dedo. Ingredientes: 8 colheres de trigo, 2 colheres de sal e dois litros de água. Levar ao fogo baixo mexendo constantemente até ferver e engrossar. Deixar esfriar e colorir com tinta guache, cola colorida, anilina ou outros.
* Experiências com o corpo: Estender sobre o chão um grande pedaço de papel kraft. Em seguida, todos poderão retirar seus calçados e será disponibilizada uma bacia com água, para que eles molhem os seus pés e carimbem sobre o papel, observando a marcas feitas sobre o mesmo. Quando todos já tiverem explorado bastante a brincadeira, pode-se fazer o mesmo procedimento, mas agora com a água colorida com tinta.
* Pintura com os pés: Estender no chão um grande pedaço de papel kraft, onde serão espalhadas diversas cores de tinta guache. Então, as crianças serão convidadas a andar sobre a tinta com os pés descalços, espalhando este material sobre todo o papel. Obs.: Como a tinta sobre o papel torna-se lisa, tome cuidado para que as crianças não escorreguem e caiam, faça a proposta com grupos pequenos de crianças de cada vez.
* Confecção do boneco Cabeça de Alpiste: Confeccionar o boneco “Cabeça de alpiste” usando meia fina e sementes de alpiste, sendo que cada criança irá colocar terra dentro da meia e as sementes de alpiste, poderão regar e cuidar da planta e conforme o passar dos dias irão perceber o crescimento dos “cabelos” do boneco.
* Caminhada sobre diferentes superfícies: Montar uma trilha com diferentes materiais como terra, areia, argila, serragem, pedras, folhas e outros e convidar as crianças a caminharem na trilha, percebendo as suas diferentes texturas.
* Variação da Caminhada sobre diferentes superfícies: Pode ser feita uma trilha com diferentes materiais como sacolas plásticas dobradas em nó, sacolas plásticas abertas, papel camurça, papel crepom, jornal, tecidos TNT, EVA, seda e outros.
* Pintura com Gelo colorido: Primeiramente iremos confeccionar o gelo colorido, misturando água com anilina comestível de diversas cores, sendo que esta mistura será colocada em copos pequenos para congelar, quando começarem a endurecer, será colocado um palito de picolé em cada copo para que as crianças possam manipular o gelo colorido. Quando a água estiver congelada, oportunizar este material para as crianças fazerem desenhos sobre papéis diversos. (As crianças adoram esta atividade).
* Pintura com roll-on: Utilizando embalagens vazias e limpas de desodorantes roll-on, a professora irá colocar em cada pote uma tinta guache de cor diferente, então as crianças poderão criar com este material, esfregando os potes de roll-on sobre papéis diversos.
* Pintura com têmpera: Confeccionar a têmpera de ovo, utilizando um ovo cru e anilina comestível. Está tinta produz um efeito muito bonito, com cores suaves e brilhantes.

Um comentário:

  1. Adorei suas técnicas comecei a dar aula em julho desse ano e preciso aprender muita coisa e essas técnicas me foram úteis.

    ResponderExcluir

Template grátis personalizado por Amanda Layouts - www.amandalayouts.com. Veja mais modelos AQUI