Caminho com obstáculos
linha desenhada no chão pra eles
andarem por cima, uma mesa pra passarem por baixo e dois bambolê pra pularem
dentro, aí você põe todo mundo sentadinho e vai chamando um por um, isso é bom
até como forma de você avaliar a lateralidade dos seus alunos e trabalhar o
respeito pela vez do amigo
Brincadeira com Bexiga
vai falando que tipo de movimento
eles tem que fazer: colocar a bexiga na cabeça, na barriga,no joelho, depois
jogar para cima com o nariz, depois com uma mão, depois com o pé... vai
inventando.. depois dos movimentos amarra a bexiga num barbante e deixa eles
brincarem livremente
Serpente
canta a música: Essa é a história da
serpente/ que desceu do morro /para procurar um pedacinho do seu rabo/ ei!!! você também (e aponta pra um aluno) /é um pedaço do meu rabãão ão ão ão.
Este
aluno que você apontou deverá passar por debaixo da sua perna e ir formando uma fila,
aí canta de novo e continua a brincadeira, vai formar uma fila bem grande. Eles
amam passar por de baixo da perna dos amigos.)
Jogo do
toques
O animador ou o agente de turismo, explica aos
passageiros que fará brincadeiras descontraídas no trajeto do ônibus e pedem a
todos, atenção para que olhe o que o voluntário irá pegar, sempre gravando a
seqüência dos locais. Em seguida este voluntário indicará outro participante
para a seqüência do jogo e assim sucessivamente. Ganha o jogo aquele
participante que acertar o maior número de toques.
Minha tia foi à feira e trouxe…
Minha tia foi à feira e trouxe uma laranja,
responde o Aluno, a 2ª pessoa dirá o que a 1ª disse, a 5ª pessoa responde o que
as anteriores responderam e acrescentando sempre alguma coisa. Ganha o jogo
aquele participante que acertar o maior número de seqüências. Brindes:
pirulito, balas, canetas, camisas da cidade, ingressos para show etc.
Jogo do BUZZ/FIZZ. Variante PUM/ PA
* Para este jogo o mais familiar de Buzz,
marca-se o número 7,o jogadores contam em voz alta e é proibido dizer qualquer
numero que tenha um sete ( dezessete) ou qualquer múltiplo de 7 tipo 21.
Ex: 1, 2, 3, 4, 5, 6, buzz, 8, 9, 10, 11, 12,
13, buzz, 15, 16, buzz, 18,19,20,buzz,22,23,24,25,26,buzz…
* Para este jogo FIZZ marca-se o número 5, o
jogadores contam em voz alta e é proibido dizer qualquer numero que tenha um
cinco ou qualquer múltiplo de 5 tipo 10,15,20,25…
Ex: 1, 2, 3, 4, fizz, 6, 7, 8,
9,fizz,11,12,13,14,fizz,16,1718,19,fizz,21,22,23,24,fizz,26,27….
VARIANTE DE JOGO: une o buzz com fizz.
1,2,3,4,fizz,6 buzz,8,9, fizz,11,12,13,buzz,
fizz,16,buzz, 18,19,buzz, fizz.22,236,24,fizz…
Telefone sem fio
O agente de turismo, dirá no ouvido da 1ª pessoa
que esta sentada na cadeira do lado esquerdo como também o 1ª pessoa que esta
sentada no lado direito, frases bem longas e anota-las em um papel para quando
chegar ao ultimo este por sua vez, irá à frente e dizer o que chegou ao ouvido
dele. Obs.: use pequenas frases de musica, rimas e trava-linguas. Ganha o jogo a
fila de cadeiras, que acertar o maior número de seqüências.
O que contém na rua… no hotel….. na
praia…. na escola…na cozinha….no escritório… na feijoada.
Pode-se ser dada uma folha de papel em uma
prancheta para que, cada fila possa responder ou mesmo usar a voz, é um jogo
bem rápido não dando tempo de responder já passa para outra fila.
Variante de jogo: você pode dizer uma letra para
as pessoas responderem como também modificar de local.
Não responder SIM, NÃO, É, POR QUE.
O agente de turismo fará algumas perguntas a uma
determinada pessoa do ônibus e esta não poderá dizer como resposta ( sim
,é,não, por que), pode ser cronometrado pelo animador.
Ganha o jogo a fila de cadeiras, que acertar o
maior número de seqüências.
O que trocou de lugar
O mediador pede um voluntário do ônibus que ele
fique trancado no banheiro ou na parte da frente com o motorista e logo após
todos trocam de lugar ou objetos como sacolas chapéus, blusões, pulseiras etc.
Ganha o jogo a fila de cadeiras, que acertar o maior número de acertos que
foram encontrados.
Qual é a música
O mediador coloca um CD de varias musicas
pré-selecionadas ( forro,axé, pagode, MPB, folclóricas) e ao sinal deste, o
motorista para a musica e alguém tem que continuar a letra, caso tenha DVD, no
ônibus, poderá ser utilizado na pausa deste. Variante1: o agente de turismo
fala uma palavra ou frase de uma determinada musica e ao pará-la alguém tem que
continuar.
Variante2: o agente de turismo fala uma frase de
uma determinada musica de trás para frente e a alguém tem que adivinhar.
Variante2: o agente de turismo um nome de um
cantor e os passageiros podem cantar uma música deste.
História Engraçada
O animador providencia antecipadamente cartilha
com varias fotos ou desenhos de pessoas, animais, verduras, objetos e a partir
deste, inicia uma estória engraçada, passando para os turistas por onde
estiver. É uma dinâmica bastante interessante porque faz um grande
congraçamento entre as pessoas presentes e pode ser utilizado para adultos e
crianças. Uma variante é ter objetos de plásticos ou semelhantes.
Repita o que eu disse
a) está é a maçã
b) está é a arvore onde colhi a maçã
c) este é o pomar da arvore onde colhi a maçã
d) este é o dono do pomar da arvore onde colhi a
maçã
e) este é o filho do dono do pomar da arvore
onde colhi a maçã
f) este é o quarto do filho do dono do pomar da
arvore onde colhi a maçã
Sempre colocando á palavra antecessora da outra
Jogo da mímica
É uma disputa entre dois grupos de pessoas que
podem ser feitos em sal de aula como também em ônibus ou outros locais. Um
representante de cada equipe é escolhido para fazer à mímica não podendo dizer
nada. Os gestos poderão ser escolhidos pelo animador como também por outra
equipe tais como: profissão musica filmes, objetos etc. Atividade simples que
poderá ser utilizada em viagens de ônibus como também em sala de aula
A palavra é?
O animador escolhe uma música e dar uma palavra
dessa música para que as pessoas adivinhe ou complete que música poderá ser de
qual é aquela palavra, atividade simples que poderá ser utilizada em viagens de
ônibus como também em sala de aula .
Nomes de cidades com a letra “A”,”F”
Igual aquela brincadeira de tempo de escola que
através da primeira letra tipo, cidade flor, objeto, marca de carro, artista,
cidades, países, as pessoas iram dizendo o nome respectivo de cada lugar
através das letras.
Qual o pedaço que falta da musica
O animador prepara antecipadamente um trecho vou
pequenas frases de musica onde é divida em dois ou três pedaços e distribui
perante as pessoas que se encontra no local. Esta Por sua vez, terá que
descobrir com qual pessoa esta a metade da sua musica para depois escrevê-la
correto. Esta dinâmica é bastante interessante porque ás pessoas, soltam a sua
voz quebra o gelo do grupo.
Obs.: as músicas têm que ser conhecimentos dos participantes porque caso
venha trabalhar com a 3ª idade, nem todos conhecem
musicas novas, como também de fácil acesso
Oh abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira e não posso negar…..
Leitura louca ou olha o jornal
O animador providencia jornais ou revista velha,
distribuem com a todas as pessoas e ao sinal deste ,todos iram ler ao mesmo
tempo alguma manchete do jornal e como também o animador escolherá algumas
pessoas para ler intercalando com outras reportagem. Atividade simples que
poderá ser utilizada em viagens de ônibus como também em sala de aula, mas
bastante dinâmica, onde temos varias gargalhadas.
Se vira nos 30
O animador providencia som, CDs, e coloca para
que as pessoas possam dançar fazer mínima, alguma coisa que possa fazer em
30segundos.
Artista do escuro
Cada pessoa do grupo receberá uma folha de papel
e lápis, Esta tarefa poderá ser feita somente à noite (viagem de ônibus, luzes
internas totalmente apagadas).
a) Desenhe uma casa
b) Façam uma arvore do lado da casa e um pequeno
jardim com balanço.
c) Façam um caminho até a porta da casa.
d) Façam um sol , um céu e um pássaro voando,
assine o quadro.
Ao acender as luzes, todas as obras serão
expostas e o melhor desenho ganha brinde.
Rima
No grupo uma pessoa fala uma palavra, e a ultima
letra a segunda pessoa repete como se fosse uma rima até ninguém acertar e
reinicia com outra pessoa.
A palavra é
“O animador escolherá uma musica e dentro dela
uma palavra, dirá:-” a palavra é… ”os participantes dirão uma musica que
contenha aquela letra. atividade feita para ônibus e descontração após o
almoço.
Você conhece seu estado, seu pais,uma rua.
O animador pedirá que cada participante ou por equipe fale o nome de uma
cidade ou estado começando pela letra “A” ou “D”.A variante deste jogo depende
da clientela que esteja trabalhando.
Continue o desenho
Papel e lápis são entregue a primeira pessoa do
banco da frente para que ela inicie um desenho só que em um tempo mínimo o
animador pede que passe para poltrona de trás, até chegar o final do corredor.
Vence a equipe que fizer o melhor desenho.
Nó no cordão
O animador entrega um cordão bem grande ao
primeiro da fila e este por sua vez, dará um nó neste cordão, passando para o
segundo da fila que terá que desatar o nó, passando para o terceira da fila que
terá que dar outro nó, até chegar no final do corredor .
Amigo secreto
Ao final de cada viagem sempre ocorrem grandes
amizades e com isso o animador dirá para os participantes comprarem uma
lembrancinha (valor mínimo) para ser entregue no ultimo dia de viagem e ser
entregue de uma forma bem animada.
É-NÃO-PORQUE-AI
Pedir uma pessoa para contar uma história sem
usar essas palavras sem um tempo de 2 minutos. Vence quem conseguir neste tempo
não repetir nenhuma dessas palavras.
Elefantinho colorido
As crianças ficam em roda e uma delas fala: Elefante colorido!Os outros
perguntam: De que cor ele é?A criança deverá escolher uma cor e as outras
deverão tocar em algo que tenha esta cor. Se não achar esta cor o elefantinho
irá pegá-lo.
Batata Quente
Todos em roda, sentados no chão, com um objeto na mão vai passando
e cantando a seguinte canção: Batata que passa quente, batata que já passou,
quem ficar com a batata, coitadinho se-queimou Quando disser queimou, a pessoa
que estiver com o objeto na mão, sai da roda.