A professora chama mostrando o crachá e falando o nome da criança.
Colocar os nomes no meio do círculo para que cada criança identifique e pegue o seu, sendo que irá pegar o crachá uma criança de cada vez.
Jogo da memória: colocar no meio do círculo para que todos observem, virá-los para baixo, uma criança por vez virará um nome se for o seu colocará no cartaz, se não, dará a vez para outro amigo até que todos coloquem seus nomes.
Distribuir os crachás aleatoriamente, cada criança deverá descobrir de quem é o nome que tem na mão e entregar para o amigo com um comprimento previamente estabelecido (beijo, abraço, aperto de mão).
Brincando de roda: fazer uma roda com as crianças e deixar os crachás expostos no meio, cantando a música: “Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar eu tirava a....... lá do fundo do mar”, ao ouvir seu nome a criança sai da roda e pega seu crachá, coloca no cartaz e senta.
Ovo choco: formar um círculo, o ajudante começa pegando um crachá e cantando “tenho um nome”, o grupo responde: “de quem é?” ele coloca o nome atrás da criança correspondente que deverá tentar pegá-lo e será o próximo a colocar o nome atrás de um amigo.
O ajudante faz a chamada (mostrando ou lendo os nomes).
Chamada do silêncio: a professora apenas mostra o crachá e o dono deve pegá-lo e colocar no cartaz, sem dizer nada.
Esconder os nomes para que cada criança encontre o seu, se encontrar o de um amigo deve deixá-lo no lugar, se alguém não encontrar pode-se dar pistas.
A professora fala os nomes das crianças sem emitir som apenas articulando as palavras com a boca para que as crianças tentem descobrir fazendo leitura labial.
Nome oculto: a professora apresenta o crachá coberto por um envelope e vai mostrando as letras uma a uma para que as crianças através de reflexões e perguntas da professora tentem descobrir de quem é o nome (após conhecerem bem o nome de todos).
A professora sorteia uma letra do alfabeto, a criança cujo nome começar com aquela letra o pega e coloca no cartaz.
Caixa surpresa: a criança retira um crachá se for o seu coloca no cartaz se não o devolve e passa a caixa ou então pode entregar para o colega ou se pegar o nome de um colega entrega para ele.
Com parlendas de escolha, ex: O.................. comeu pão na casa do João, a criança citada pega o seu crachá e coloca no cartaz.
Pulando amarelinha: os nomes devem ser colocados no céu.
Corrida: os nomes devem ser deixados a certa distância, cada duas crianças devem sair de um local determinado, pegar o nome e colocar no crachá.
Elefante colorido: uma criança ou professora diz o nome de uma cor, quem tiver algo da cor, pega o nome e coloca no crachá.
Dança da cadeira: realiza-se a brincadeira normalmente, mas cada um que fica sem cadeira, sai e coloca o seu crachá no cartaz.
Fonte: http://educacaoinfantilummundoadescobrir.blogspot.com.br/